Quinta-feira, Agosto 28, 2025
Quinta-feira, Agosto 28, 2025

O ranking do populismo

Data:

Partilhar artigo:

Um olhar rápido sobre o Health Map – que espelha, ao minuto, a situação do mundo, em termos de casos diagnosticados de Covid 19. 

O que constatamos? 

Um ranking sintomático:

Região de Cister - Assine já!

Estados Unidos – 1 7979 143 casos;

Brasil – 526 447 casos

Rússia – 414 328

Reino Unido – 277 736 casos.

O que é que estes países têm em comum, para além disto? Têm em comum governos populistas, retrógrados, em que a ciência é tratada a pontapé, quando não se verga às opiniões políticas.

É, com efeito, desolador ver um país que povoa o imaginário de muita gente (Estados Unidos) ter à sua frente um louco que manda calar jornalistas, que abandona organizações internacionais, sempre que estas têm um discurso diferente do seu, um louco que afronta tudo e todos com afirmações desconexas e fanfarronas.

É desolador ver um país que fala a nossa língua ter à sua frente um verdadeiro jagunço, alguém que responde à tragédia com convites para churrascos e que monta cavalos em manifestações como se fosse um justiceiro. Ou um patético salvador dos fortes

É desolador ver um país dos mais desenvolvidos em  termos civilizacionais e científicos (Reino Unido) ter um primeiro-ministro que provou do próprio veneno que ajudou a desenvolver.

Noutros tempos, dir-se-ia que isto era um castigo divino. Neste caso, porém e neste tempo, o que estes casos mostram é que há erros humanos podem tomar dimensões épicas, que a insensatez e a estupidez profundas são os maiores perigos que a humanidade enfrenta.

Na verdade, tanto a Covid como todos os verdadeiros desafios que temos pela frente só se vencerão a partir das escolas, das universidades, das instituições que incutem nas pessoas aquele velho princípio socrático, segundo o qual quanto mais sabemos mais vemos o que nos falta saber. Porque os populistas e os fanfarrões, esses, sabem tudo. E raramente se enganam.

[artigo escrito no dia 3 de junho]

AD Footer

Artigos Relacionados

Festas de São Pedro atraíram cerca de 400 mil visitantes

As tradicionais Festas de São Pedro na vila de Porto de Mós, que este ano decorreram entre os...

Beneclima aposta em ares condicionados e eletricidade

A Beneclima está sediada, tal como o nome antecipa, na Benedita e acumula cerca de 20 anos de...

Elogio do elogio

Então não será mais agradável dizer de alguém que “está bonito”, “escreveu bem” ou “teve coragem” do que...

“Felp” junta Diana Nicolau e bonecos da S.A. Marionetas em horário nobre

“Felp”, a série que junta a atriz alcobacense Diana Nicolau e a S.A. Marionetas, já chegou à televisão...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!