João Mateus, natural da freguesia do Bárrio, está apurado para a grande final do concurso nacional “Jovem Talento da Gastronomia 2022”.
Este conteúdo é apenas para assinantes
O jovem, de apenas 21 anos, chegou à fase decisiva da prova, na categoria “Inovação com Bacalhau da Noruega”. A data da final está ainda por anunciar: será na próxima terça ou quarta-feira. O local, esse, já está escolhido: Escola de Hotelaria de Fátima.
Depois de ultrapassar a primeira fase, apelidada de apuramento e que constou do envio da ficha técnica e da história do prato que levou a concurso (“bacalhau da noruega com puré topinambur”), João Mateus destacou-se também na segunda fase, as meias-finais, na qual estavam oito concorrentes em prova. Nessa data, no passado dia 9, na Escola de Hotelaria do Porto, o cozinheiro do Your Hotel & Spa Alcobaça confecionou o seu prato dentro do prazo estipulado no regulamento (duas horas) e a qualidade do trabalho agradou aos quatro júris do concurso, de tal forma que foi um dos três selecionados desta categoria para a grande final da competição.
Em declarações ao REGIÃO DE CISTER, o representante da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre não escondeu a sua felicidade por já ter chegado tão longe na prova e, como não poderia deixar de ser, mostrou ainda o seu grande desejo de poder subir ao lugar mais alto do pódio. “Estou muito feliz por conseguir chegar à final. Trabalhei bastante para alcançar este objetivo e, como tal, é com imenso orgulho que posso dizer que estou apurado para a fase de todas as decisões. Quando aos objetivos para a final do concurso, não escondo que, tendo chegado até aqui, vou tentar fazer ainda melhor, dentro do que estiver ao meu alcance, para conseguir lutar pela vitória”, adiantou.
Além da naturalidade, João Mateus tem mais “raízes” no concelho de Alcobaça. O cozinheiro tirou o curso profissional de Técnico de Cozinha e Pastelaria na Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister (Epadrc).
Pelo meio, o seu percurso académico contemplou, ainda, uma passagem pela Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, sendo que, já na vertente profissional, trabalhou em diversas cozinhas de hotéis de renome a nível nacional.
Agora, e mesmo já em plena etapa profissional, não perdeu a oportunidade de concorrer ao prestigiado concurso. “Sempre tive este sonho. Trata-se também de mais uma etapa no meu crescimento pessoal e profissional”, concluiu João Mateus, que, se for o vencedor da competição, ganhará uma viagem à Noruega para a apanha do bacalhau.
Também Henrique Silva, natural da freguesia da Cela e aluno da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, participou neste concurso, na categoria de “Artes da Mesa ICEL”, tendo ficado nas meias-finais.
Recorde-se que no ano passado, Tiago Bispo, natural da Cruz da Légua, foi eleito o Jovem Talento de Gastronomia 2021.