São 135 anos de uma história riquíssima e, acima de tudo, de serviço à comunidade. Falamos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcobaça, que, na passada segunda-feira, comemorou mais um aniversário, com uma cerimónia que decorreu em frente ao Mosteiro de Alcobaça e que depois se prolongou nas instalações da corporação.
Este conteúdo é apenas para assinantes
As celebrações começaram com a alvorada, seguindo-se o hastear das bandeiras no quartel e a romagem ao cemitério de Alcobaça para a homenagem ao talhão dos bombeiros e diretores. Depois houve desfile apeado até ao Mosteiro de Alcobaça, onde foi homenageado Manuel Vieira Natividade e foi também feita a receção às entidades convidadas para o evento. Seguiu-se a cerimónia da passagem ao quadro de honra, bem como as condecorações a bombeiros e outras entidades.
O Município de Alcobaça esteve representado pelo chefe do executivo, Hermínio Rodrigues, registando-se ainda as presenças de vários presidentes de Junta do concelho de Alcobaça, bem como de outras figuras de corpos de bombeiros do concelho e do distrito de Leiria. Sem esquecer, claro está, elementos ligados à vida política, bem como representantes de outras entidades que têm colaborado permanentemente com os Bombeiros de Alcobaça.
No final dos discursos protocolares, seguiu-se algo que se espera sempre num aniversário: as prendas. E, neste particular, os Bombeiros de Alcobaça tiveram direito a… três surpresas.
Um veículo de comando tático, um autotanque e uma ambulância. No caso do veículo de comando tático, trata-se de uma viatura oferecida pela Câmara de Alcobaça, e que comportou um investimento de 50 mil euros. O autotanque, com capacidade para 20 mil litros de água, foi oferecido pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcobaça, numa aquisição que custou aos cofres da associação uma verba a rondar os 80 mil euros. O veículo teve como “padrinhos” as Juntas de Alcobaça e Vestiaria, Évora de Alcobaça, Coz, Alpedriz e Montes, Vimeiro, Cela, Bárrio, Aljubarrota e Maiorga, num sinal de agradecimento da associação por toda a ajuda que as referidas juntas têm dado à instituição. Já a ambulância, orçada em cerca de 60 mil euros, foi uma prenda oferecida a meias pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcobaça e pelo Grupo H Saúde.
Estas novas “aquisições” vão permitir à corporação ter mais e melhor capacidade de resposta no socorro à comunidade, tal como, de resto, explicou o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcobaça em declarações ao REGIÃO DE CISTER. “São três veículos que vão dotar a corporação de mais meios tendo em vista a sua operacionalidade diária e, como tal, estamos muito satisfeitos por podermos continuar a contribuir para o crescimento dos Bombeiros de Alcobaça, cujo trabalho foi, é e será sempre em prol das populações”, explicou Pedro Pombo.
Ainda de acordo com o dirigente máximo da associação, o momento, apesar de ser de celebração, também deve ser de reflexão. Pensando em todos aqueles que fizeram (e fazem) parte da história da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcobaça nos 135 anos de existência, bem como homenageando os que, atualmente, dão (literalmente) a vida pela instituição. E sem esquecer, claro está, todas as entidades que são parceiras da corporação: “Se estamos a comemorar o 135.º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcobaça, é porque houve muita gente, durante todas estas décadas, que contribuiu para o nosso crescimento. Devemos, por isso, lembrar e honrar quem faz parte da nossa história e que, mesmo já não estando fisicamente entre nós, jamais será esquecido. Assim como também devemos recordar e apoiar todos aqueles que contribuem atualmente para a operacionalidade dos Bombeiros de Alcobaça, nomeadamente as bombeiras e os bombeiros que fazem parte da nossa corporação e que, muitas vezes em detrimento das suas próprias famílias, fazem desta a sua primeira casa, sempre dispostos a ajudar o próximo”. “Por fim, e também não menos importante, devo agradecer publicamente a todas as entidades, dos vários setores de atividade, que são verdadeiras parceiras dos Bombeiros de Alcobaça e que têm, também elas, um papel fundamental no e para o nosso sucesso”, acrescentou o dirigente.
Também em declarações ao REGIÃO DE CISTER, o presidente da Câmara de Alcobaça felicitou a corporação, dando conta do orgulho que a autarquia sente nos soldados da paz da cidade alcobacense. “É um dia muito especial. A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcobaça é uma das instituições mais antigas do concelho de Alcobaça. São 135 anos a prestar um serviço social a toda a comunidade. Dão-nos sempre a garantia de total segurança. Ser bombeiro é uma profissão com tremendo carisma, que está sempre a pensar no próximo”, assumiu Hermínio Rodrigues, que não se coibiu de abordar a temática relativa ao veículo com que o Município presenteou a corporação alcobacense: “Queremos estar sempre perto deles e ajudarmos na medida dos possíveis”. “Estou certo de que este veículo que oferecemos à associação, e cujo investimento ronda os 50 mil euros, será uma clara mais-valia para os nossos bombeiros. Recordemos, por exemplo, que o trabalho deles, especialmente durante os três meses de verão, é feito fora da corporação, no terreno, e em representação do Município”, rematou. A terminar, o autarca anunciou ainda que, “depois do apoio dado este ano aos Bombeiros de Alcobaça e de Pataias, para o ano serão ajudadas as corporações da Benedita e de São Martinho do Porto”.
Depois de benzidas, em pleno Rossio, pelo pároco de Alcobaça, Tiago Roque, as viaturas ficaram integralmente à disposição dos Bombeiros de Alcobaça.
E porque estamos a falar de uma instituição tão nobre, permita-nos o leitor que terminemos da seguinte forma: Parabéns, Bombeiros de Alcobaça! Que venham (pelo menos) mais 135 anos.