As praias de Paredes da Vitória, São Martinho do Porto, no concelho de Alcobaça, e Nazaré e Salgado, no município da Nazaré, foram novamente contempladas com a Bandeira Azul.
Em 2023, a Bandeira Azul tem como tema a geodiversidade. “Sob a toalha de praia existe um mundo completamente novo para descobrir. Um mundo distinto, diverso, rico em vestígios que nos permitem compreender a transformação da nossa costa, as mudanças na nossa geografia e a evolução do nosso Planeta, ao longo de milhões de anos”, lê-se na página de internet da Associação Bandeira Azul da Europa (Abae). “Se analisarmos ao microscópio aquela porção de areia que fica nos bolsos dos calções depois de um dia à beira-mar, verificamos que cada grão conta a sua própria história: de onde veio, a que categoria de mineral pertence e o longo processo por que passou até se transformar em simples areia de praia”, acrescenta a organização, que se uniu ao Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.
A atribuição da Bandeira Azul significa que a praia cumpre uma série de requisitos. É um símbolo de qualidade que distingue o esforço de diversas entidades em tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente. Cabe aos gestores das praias a manutenção dos critérios que levaram a Abae a atribuir a Bandeira Azul.