Os Serviços Municipalizados de Alcobaça vão realizar um investimento de 1,5 milhões de euros na renovação de condutas de abastecimento de água em três locais do concelho.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Estas intervenções, cujo prazo de execução é de 12 meses, serão efetuadas na zona de Chiqueda, Martingança e Benedita, sendo que os concursos públicos já foram publicados em Diário da República e as obras devem avançar nos próximos meses.
“Estamos a falar de zonas que têm sofrido bastantes roturas, naturalmente devido ao facto de as condutas serem já bastante antigas, e, como tal, decidimos avançar para as respetivas substituições”, explica ao REGIÃO DE CISTER o presidente da Câmara de Alcobaça, que adiantou também que o investimento de cerca de 800 mil euros em Chiqueda “é motivado por ser uma zona que abastece de água grande parte de todo o concelho de Alcobaça”.
Já no que concerne à Martingança, cuja verba despendida ronda os 500 mil euros, trata-se da zona dos Calços, na Ferraria, onde será feita “a ligação à rede de saneamento básico, não só para casas particulares, como também para as várias empresas que temos ali a laborar”. O problema arrasta-se há muitos anos.
Na freguesia da Benedita o investimento será ligeiramente menor – ronda os 200 mil euros -, com Hermínio Rodrigues a explicar tratar-se da “substituição das condutas, que são já bastante antigas e precisam desta renovação”.
O investimento que será realizado pelos Serviços Municipalizados de Alcobaça contará com um financiamento de 85% por parte de fundos comunitários, neste caso concreto, o programa “Portugal 2030”, sendo que o remanescente será suportado pela Câmara.
E para que esses 15% restantes possam ser custeados pelos Serviços Municipalizados, é necessário haver fundo de tesouraria. Algo que é uma realidade, assume o chefe do executivo municipal: “Confirmo que os Serviços Municipalizados irão financiar essa verba restante e com dinheiros próprios, sem qualquer tipo de empréstimo. Isso deve-se à boa gestão que temos feito e que, neste tipo de casos, nos permite suportar as verbas destas obras”, acrescenta o social-democrata.
O próximo passo será, então, a adjudicação através de concurso público, sendo que, depois, disso, arrancarão as obras. Hermínio Rodrigues diz estar convicto de que as intervenções deverão começar até ao final do ano, sendo que o prazo apontado para as respetivas conclusões é o de meados de 2025.
O presidente da Câmara de Alcobaça sublinhou que todos estes trabalhos de substituição de condutas são realizados “em prol do bem-estar da população”, uma vez que a água e a luz são, defende, “investimentos sempre fundamentais para o concelho”, por forma a garantir melhores condições de vida aos residentes.