O Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica (Cenfim) vai organizar, entre os próximos dias 4 e 7 de junho, o 7º CENFIM Skills (5º de Lusofonia) e o Campeonato das Profissões. A competição decorre em simultâneo nos núcleos de Arcos de Valdevez, Caldas da Rainha e Oliveira de Azeméis, nos dias 5 e 6 de junho, contando com a participação de um total de 130 concorrentes e 70 jurados, incluindo as delegações de Angola, Cabo Verde e Moçambique.
Nas Caldas da Rainha, serão cerca de 50 concorrentes a competir nas profissões de Soldadura, Construções Metálicas, Manutenção Industrial, Refrigeração e Ar Condicionado, Desenho Industrial – CAD e eletromecânica Industrial, avaliados por 28 jurados. Aquele núcleo do CENFIM irá “acolher os participantes dos núcleos das regiões centro e sul, nomeadamente, Marinha Grande, Caldas da Rainha, Peniche, Santarém, Torres Vedras, Lisboa, Grândola e Sines, assim como os concorrentes de Angola e Moçambique”.
O primeiro dia do evento (4 de junho) tem como finalidade receber os concorrentes e integrá-los nos postos de trabalho. Já para o último dia (7 de junho) está agendada a cerimónia de encerramento e entrega de prémios.
Com esta competição do Cenfim, inicia-se o “ciclo 2024/2026 de competição, seguindo-se o Campeonato Nacional de Profissões (Skills Portugal) no Europarque em Santa Maria da Feira, o Campeonato Europeu de Profissões (Euroskills) em Herning, na Dinamarca, culminando no Campeonato Mundial de Profissões (WorldSkills) em Shanghai, na China”, explica aquela entidade em comunicado.
O CENFIM Skills foi criado pelo CENFIM em 2010, “devido ao seu longo historial de participação nos
Campeonatos Nacionais das Profissões e ainda nos Campeonatos Europeus e Mundiais das Profissões”, pode ler-se na mesma nota informativa, que acrescenta que aquele centro de formação é, em Portugal, “o mais premiado a nível internacional com 5 Medalhas Best of the Nation, 4 Medalhas de Ouro, 10 Medalhas de Prata, 9 Medalhas de Bronze e 32 Medalhas de Excelência e tem como referência garantir 90% de empregabilidade aos seus cerca de 11.000 formandos/ano que frequentam os seus cerca de 1.000 cursos, providenciados nos seus 14 Núcleos de Norte a Sul a de Portugal”.