Sábado, Julho 12, 2025
Sábado, Julho 12, 2025

Branco

Data:

Partilhar artigo:

É o nome do livro do famoso escritor norte-americano Bret Easton Ellis, responsável por romances de ficção como O Psicopata Americano (1991) ou Glamorama (1998). Este é o seu único livro de não-ficção até à data, escrito na ressaca da primeira eleição de Donald Trump nos EUA em 2017, tendo sido lançado em 2019.

Existe uma edição portuguesa (Elsinore, 2019).

O que se aborda neste livro?

Região de Cister - Assine Já!

Geralmente, o livro está focado na cultura contemporânea, nas suas vertentes política, social e económica, sem deixar de lado o grande turbilhão das redes sociais – arma mais importante que qualquer canção ou livro de história – na formação da opinião pública e do sentido de voto de milhões que elegem presidentes, primeiros-ministros e deputados da nação, a um ritmo tão voraz que os mais fundamentais princípios de decência e liberdade não acompanham.

Mas, na verdade, este livro de BEE é uma constatação crítica e velada à reação das classes endinheiradas e empoderadas, com quem ele convive e janta nas suas mansões e apartamentos californianos, à eleição de Trump. O autor elabora sobre o medo, o pânico, a vontade de emigrar para um destino mais solarengo, o cancelamento de amigos íntimos e familiares eleitores de Trump, que tomou conta de milhares de cidadãos norte-americanos pela altura do primeiro termo do atual presidente norte-americano.

A mensagem é simples: “move on!”. Avancemos, apesar de tudo avancemos, sem os exageros do medo, nem da esperança, nem das vagas e absurdas chamadas “à rua e às armas”, que se publicam nas nossas redes, à luz das mais recentes (e, talvez, escusadas) eleições legislativas em Portugal.

Um belo livro para ler agora e tentar auferir outro rumo que não o do desespero.

Porque se a luta continua, a vida continua ainda mais.

E uma não vive, nem luta, sem a outra.

AD Footer
Artigo anterior
Próximo artigo

Artigos Relacionados

Rodas d’Aço entregam cerca de 700 quilos de comida a famílias carenciadas

A associação Rodas d’Aço Motor Clube recolheu 690 quilos (!) de excedentes alimentares durante os nove dias das...

Armazém das Artes expõe as telas que o mar “dá” a Dino Luz

As telas que o mar dá a Dino Luz vão estar em exposição na galeria do Armazém das...

André Luís vive sonho como fisioterapeuta do Athletic Bilbao

Festejou os títulos de campeão nacional enquanto fisioterapeuta do Sporting, nas temporadas 2020/2021 e 2023/2024, mas quis o...

Atletismo: Beatriz Castelhano correu para o ouro nacional

Se dúvidas houvesse, já poucas restarão: Beatriz Castelhano (Arneirense) sagrou-se campeã nacional de 100 metros, no escalão de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!