Sábado, Julho 12, 2025
Sábado, Julho 12, 2025

Grupo de jovens recupera caminho de 1866 do Polje Mira-Minde

Data:

Partilhar artigo:

O movimento “Mind’aire Move-te”, criado no ano passado por jovens das freguesias de Mira de Aire e de Minde, concretizaram o seu primeiro projeto: o “resgate do caminho de 1866”. 

O movimento “Mind’aire Move-te”, criado no ano passado por jovens das freguesias de Mira de Aire e de Minde, concretizaram o seu primeiro projeto: o “resgate do caminho de 1866”.

Trata-se da recuperação de uma antiga ligação – a “única” assinalada na carta militar dessa época –, que unia as duas povoações através da Mata, entre as capelas de São Sebastião (Minde) e de Nossa Senhora da Boa Morte (Mira de Aire).  

Região de Cister - Assine já!

Um dos grandes objetivos deste movimento passa por recuperar e valorizar o Polje Mira-Minde, o vale comum às duas povoações, tornando-o mais atrativo.

O primeiro passo para pensar o futuro destes dois territórios foi a criação de um portal na internet (www.mira-minde-pt) e a dinamização de tertúlias, que têm servido como espaços para a apresentação de ideias.

Em execução está a criação de um corredor de abelhas, através da plantação de uma linha de plantas silvestres junto à serra de Aire.

AD Footer

Artigos Relacionados

Rodas d’Aço entregam cerca de 700 quilos de comida a famílias carenciadas

A associação Rodas d’Aço Motor Clube recolheu 690 quilos (!) de excedentes alimentares durante os nove dias das...

Armazém das Artes expõe as telas que o mar “dá” a Dino Luz

As telas que o mar dá a Dino Luz vão estar em exposição na galeria do Armazém das...

André Luís vive sonho como fisioterapeuta do Athletic Bilbao

Festejou os títulos de campeão nacional enquanto fisioterapeuta do Sporting, nas temporadas 2020/2021 e 2023/2024, mas quis o...

Atletismo: Beatriz Castelhano correu para o ouro nacional

Se dúvidas houvesse, já poucas restarão: Beatriz Castelhano (Arneirense) sagrou-se campeã nacional de 100 metros, no escalão de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!