Tiago Ferreira Roque foi nomeado pároco de Alcobaça e Vestiaria. A nomeação foi assinada pelo cardeal-patriarca e divulgada pelo Patriarcado de Lisboa, não sendo ainda conhecida a data da tomada de posse do padre que vai substituir Ricardo Cristóvão, que foi dispensado do ofício.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Será a primeira vez que Tiago Ferreira Roque assumirá a função de pároco, uma vez que, até à data, o padre era vigário paroquial nas paróquias de Alenquer, Ota e Abrigada.
“Estou bastante motivado por chegar a uma cidade e a uma região tão ricas em história e cultura, e poder, assim, também fazer parte dessa mesma história. Alcobaça é reconhecidamente uma cidade de referência a nível nacional e, como tal, é um orgulho para mim ter sido nomeado pároco de Alcobaça e Vestiaria”, sublinhou o novo pároco de Alcobaça e Vestiaria ao REGIÃO DE CISTER.
“É uma nova etapa na minha vida e espero conseguir colocar em prática tudo o que aprendi ao longo do meu percurso de seminário e também durante o trabalho que desenvolvi nas três paróquias onde estive até agora. Serei um padre disposto a escutar todas e quaisquer necessidades dos fiéis e podem esperar que dê tudo de mim aos praticantes e também aos que estão mais afastados da fé. Ser cristão é um caminho para todos e eu estarei sempre de coração aberto para receber todos quantos queiram envolver-se na vida da Igreja”, analisou o padre, que terá a seu cargo a paróquia do Santíssimo Sacramento de Alcobaça e a paróquia de Nossa Senhora da Ajuda da Vestiaria.
Aos 27 anos, Tiago Ferreira Roque aproveitou para demonstrar a sua gratidão para com aqueles com quem aprendeu, prometendo tudo fazer para levar bem longe a mensagem. “Creio ser um dos párocos mais jovens da diocese de Lisboa, mas a conduta que sempre aprendi com os padres mais velhos ser-me-á útil para continuar a fé cristã. Devemos muito aos padres mais velhos, que deram toda a sua vida pela Igreja e por levarem a mensagem de Jesus a todos”, concluiu Tiago Roque, que também vai assumir funções de capelão do Hospital de Alcobaça.
O padre Ricardo Cristóvão foi dispensado como pároco de Alcobaça e da Vestiaria e de capelão do Hospital Bernardino Lopes de Oliveira, não tendo sido nomeado para qualquer ofício no Patriarcado de Lisboa. O pároco esteve envolvido em várias polémicas desde que assumiu funções em setembro de 2014, sendo a última a acusação de censura de uma peça de teatro realizada na igreja do Mosteiro.
Também o padre Salvatore Forte foi nomeado, oficialmente, pároco de Famalicão e da Pederneira, onde, de resto, já desde o passado mês de fevereiro, tinha substituído no cargo o padre Paolo Lagatta. Salvatore Forte acumula, assim, as paróquias do Bárrio, Famalicão e Pederneira. Nessas três paróquias, acrescente-se, Ángel Rodriguez passa a ser o vigário paroquial. Em sentido inverso, o padre Eduardo López, que era vigário paroquial na Benedita, em Évora de Alcobaça e em Turquel, está de saída.