O Agrupamento de Escolas (AE) de Cister vai instalar na Escola Secundária D. Inês de Castro (Esdica), em Alcobaça, um Centro Tecnológico Especializado na área de Informática, direcionado ao ensino profissional. A aprovação da candidatura, num investimento superior a 800 mil euros, vai permitir modernizar instalações, adquirir tecnologia de ponta para equipar as salas de aula e melhorar as metodologias de ensino.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Ao REGIÃO DE CISTER, a diretora do AE Cister fala de “uma candidatura muito competitiva e exigente”, cuja aprovação permitirá “ao agrupamento preparar-se para os desafios da transição digital, no respeito pela sustentabilidade e pela igualdade de género, e para as exigências de um ensino mais centrado nos alunos e no desenvolvimento das suas competências”.
Além disso, Manuela Lourenço enaltece “a possibilidade de robustecer a escola com equipamento informático de ponta” e ainda a necessidade de obras para adaptar as atuais salas de Tecnologias da informação e comunicação ao Centro Tecnológico Especializado.
O projeto funcionará com os alunos dos cursos profissionais de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, que já consta na oferta pedagógica do AE Cister, e de Técnico Informático de sistemas, curso que vai abrir no próximo ano letivo.
Agregadas à candidatura, foram estabelecidas diversas parcerias, de forma a “criar sinergias, contactos para estágios ou encomendas para trabalhos“, com o Município de Alcobaça, as Juntas de Alcobaça e Vestiaria, Évora de Alcobaça, Pataias, estabelecimentos de ensino superior (Politécnicos de Leiria, Tomar, Santarém e Universidade de Coimbra), empresas locais e outras escolas do concelho (Epadrc, Externato Cooperativo da Benedita, Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto e Agrupamento de Escolas de Porto de Mós).
O projeto será liderado pela diretora do AE Cister, tendo alocada uma equipa alargada, com assistentes técnicos e equipa pedagógica com docentes com formação especializada na área da informática.
O Centro Tecnológico Especializado na área de Informática arranca este ano na Esdica e terá de ficar concluído até 2025.
Foram aprovadas 365 candidaturas de Centros Tecnológicos Especializados, com o objetivo de promover a melhoria da capacidade técnica e pedagógica dos espaços educativos e formativos, contribuindo
para a modernização da oferta de percursos de ensino secundário com dupla certificação, através do aumento da qualidade e da diversidade da oferta formativa.
Nos concelhos de Alcobaça, Nazaré e Porto de Mós, o AE Cister foi o único estabelecimento que viu a candidatura aprovada. No concelho vizinho de Rio Maior, a Escola Profissional e a Escola Secundária viram aprovadas a candidatura a Centro Tecnológico Especializado nas áreas da Indústria e Informática, respetivamente.