Sábado, Junho 6, 2026
Sábado, Junho 6, 2026

Arquiteto de Alcobaça participa na Bienal de Veneza 2021

Data:

Partilhar artigo:

Depois de vencer, juntamente com dois colegas, um concurso público da Câmara de Cascais, o arquiteto de Alcobaça João Siopa Alves foi convidado para participar na Bienal de Arquitetura de Veneza, que se realizará de maio a novembro de 2021.

Depois de vencer, juntamente com dois colegas, um concurso público da Câmara de Cascais, o arquiteto de Alcobaça João Siopa Alves foi convidado para participar na Bienal de Arquitetura de Veneza, que se realizará de maio a novembro de 2021.

O trabalho dos três arquitetos destacou-se com um projeto para a conceção de habitação coletiva e residência de estudantes, explica João Siopa Alves ao REGIÃO DE CISTER. “Lisboa e as áreas envolventes têm graves problemas de habitação”, sublinha o alcobacense, que ingressou no mercado de trabalho há cerca de dois anos. É o projeto vencedor em Carcavelos que João Siopa Alves, Gil Cardoso e Charles Cossement vão apresentar em Itália.

Região de Cister - Assine já!

Os arquitetos integram a representação portuguesa “in Conflict”, que é comissariada pela Direção-Geral das Artes e tem como equipa de curadoria o atelier depA architects, que assume igualmente o projeto expositivo. “in Conflict procura, através da exposição e dos debates, pensar o papel da arquitetura enquanto disciplina artística, pública, política e ética. Na impossibilidade de resolver todas as contingências, importa hoje pensar como criar lugares onde todos tenham lugar à mesa, na expectativa de cumprir o projeto de um futuro em comum”, lê-se no site da delegação portuguesa, que pretende construir “um panorama alargado e transversal dos primeiros 45 anos de democracia nacional através do seu reflexo na arquitetura portuguesa”.

Na reflexão dos arquitetos portugueses, é lembrada “uma democracia que começou com um Portugal empobrecido, a braços com falências habitacionais profundas e agravadas pela urgência demográfica da descolonização”. Passadas mais de quatro décadas em democracia, “a realidade é ainda frágil, pautada pela persistência de bairros informais, por um crescimento especulado dos grandes centros urbanos e pela desertificação do interior do País”.

Com 28 anos, o jovem arquiteto viveu em Alcobaça até ingressar no ensino superior, na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. Atualmente está radicado na capital e trabalha no atelier Aires Mateus e Associados, mas também desenvolve projetos autónomos, como o que venceu na autarquia de Cascais.

A par dos trabalhos que desenvolve em Lisboa, João Siopa Alves tem elaborado alguns em Alcobaça, nomeadamente a remodelação de alguns apartamentos na cidade. Entre os projetos que gostaria de fazer “ou de ver feitos” está a requalificação da zona do Castelo de Alcobaça, “muito deteriorada”.

Inicialmente prevista para decorrer entre agosto e novembro desde ano, a 17.ª edição da Bienal foi adiada para 2021 devido à pandemia. “É tudo um bocado incerto”, desabafa o alcobacense, ainda sem certezas quanto à realização da bienal. “Não sabemos o que podemos esperar desta situação”, confessa.

AD Footer

Artigos Relacionados

Futsal: Alfeizerense Alexandre Gaspar conquista título nacional de sub-19 pelo Benfica

O alfeizerense Alexandre Gaspar celebrou, esta quinta-feira, a conquista do campeonato nacional de sub-19 depois do Benfica ter...

Docentes do agrupamento terminaram mês de maio com mobilidade a Burela

O Agrupamento de Escolas de Porto de Mós teve uma mobilidade Erasmus + de jov shadowing no IES...

9.º aniversário da DS Crédito assinalado com 550 colaboradores

A DS Intermediários de Crédito, com presença na chamada região de Cister, assinalou o 9.º aniversário com a...

Alunos de Design de Moda reinventam clássicos com sustentabilidade

Os alunos do curso técnico de Design de Moda apresentaram, no passado dia 22 de maio, os trabalhos...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!