Futebol: Nazaré recebe congresso ibérico de treinadores

A Nazaré vai receber, a 15 e 16 de junho, o 16.º congresso ibérico de treinadores, iniciativa apresentada, esta sexta-feira, em conferência de imprensa na Biblioteca Municipal da vila.

É aguarda a presença de muitas dezenas de técnicos para uma formação que vai contar com a presença de várias personalidades ligadas ao futebol e ao desporto em geral.

Miguel Ribeiro, gerente da Mindfoot, empresa especializada em ciência do desporto, diz que a escolha da Nazaré se deveu ao "interesse" revelado pela autarquia e à proposta apresentada por Rui Alexandre, presidente da Associação de Veteranos do Ginásio.

O programa do congresso prevê que a 15 de junho sejam abordadas as temáticas da metodologia futebolística, scouting de talentos, psicologia educativa e das mensagens verbais e sons do futebol. O treino específico de guarda-redes, a lateralidade no futebol, o entendimento global do jogo e a organização de um departamento de scouting de alta competição estão programados para o dia 16.

Confirmados como oradores estão, entre outros, António Solana, diretor e metodólogo da Real Federação Espanhola de Futebol ou Francis Sanchez, analista do Atl. Madrid. As inscrições estão abertas.