O primeiro curso Técnico Superior Profissional (TeSP) vai ser lecionado em Porto de Mós. A nova oferta formativa ligada às tecnologias avançadas associadas à Indústria 4.0 e aplicadas aos recursos minerais realiza-se no âmbito de uma parceria entre o Município de Porto de Mós, o Instituto Politécnico de Leiria e as indústrias da região.
Este conteúdo é apenas para assinantes
O curso será dinamizado nas instalações do centro de investigação científica, desenvolvimento tecnológico e inovação em recursos minerais, na sede do concelho, assim como na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, em Leiria, e empresas parceiras.
Com a duração de dois anos, o curso Técnico Superior Profissional em Gestão e Tecnologias Avançadas em Recursos Minerais, que integra um estágio curricular, “pretende dar resposta, de forma inovadora, às necessidades do setor”, formando “técnicos competentes ao nível da operação de equipamentos especiais, do planeamento e execução de fabrico, do aperfeiçoamento e desenvolvimento tecnológico”, avança o vereador dos Pelouro da Modernização Administrativa, Tecnologias e Sistemas de Informação, da Inovação, Empreendedorismo e Formação Profissional, dos Serviços Municipais e das Obras Públicas da Câmara de Porto de Mós.
“Este TeSP vem reafirmar o nosso compromisso em dialogar permanentemente com o tecido empresarial e associações empresariais, com vista à criação de uma oferta formativa adequada às necessidades em várias vertentes da investigação a inovação, e capaz de contribuir para o desenvolvimento da região com foco na projeção internacional, com o intuito de potenciar novas formas de valorização dos recursos minerais, um setor com alta empregabilidade, em busca de soluções que garantam a sustentabilidade económica da atividade e, em simultâneo, princípios de preservação ambiental”, defende Marco Lopes.
A formação vai dotar os alunos de “noções fundamentais de tecnologias de fabrico convencionais e avançadas, assim como ao nível da “melhoria contínua de processos”, conferindo-lhes também “a capacidade de contribuir para a otimização do processo produtivo nestas indústrias” e assegurando ainda “noções de contacto com clientes e fornecedores, de análise e interpretação de pedidos de clientes” ou de “gestão de operações, higiene e segurança, num contexto de sustentabilidade”.
“Acreditamos que a abertura deste curso em Porto de Mós será uma mais-valia para a competitividade do tecido empresarial da nossa região, já que permitirá dar resposta a uma atual necessidade e procura por parte das empresas do setor da pedra natural”, sublinha o presidente do Instituto Politécnico de Leiria. “Este curso é mais um exemplo claro da cooperação existente entre a academia, os municípios e o tecido empresarial, com vista a aumentar a qualificação da população, e em particular dos nossos jovens, especialmente em áreas que carecem de mão-de-obra, permitindo assim aumentar a produtividade e o desenvolvimento do território”, acrescenta Carlos Rabadão.
As candidaturas para o próximo ano letivo encontram-se abertas. Podem candidatar-se os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente, os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior.