Segunda-feira, Abril 21, 2025
Segunda-feira, Abril 21, 2025

Futebol sem bola

Data:

Partilhar artigo:

Uma das maiores curiosidades do nosso país, é ele se pequeno em dimensão, mas grande em contrastes.

Mesmo aqui, em Alcobaça, eles são muitos. Que o digam quem estende a roupa ao fim da tarde, porque “hoje já não chove”, mas depois, ao acordar fica com a cabeça toda molhada do humor grosso da chuva que cai marquise dentro, enquanto nós mandamos a roupa ao calhas para os tabuleiros, lamentando o tempo perdido.

Ou então, na diferença entre uma cidade que é “calminha” o ano todo, mas que enlouquece, no bom sentido, nos seus Carnavais e São Bernardo, e onde, “ninguém dorme”, mesmo que queira ou que precise. E, finalmente, na quase esquizofrenia do não parar nas passadeiras ou no mandar vir no trânsito, e o sorriso hospitaleiro ao sol das esplanadas do Rossio, perante a juventude que passa.

Região de Cister - Assine Já!

Mas, também no falar (a cantar) se vê essas diferenças. De onde venho é “futebol humano”, aqui é “futebol sem bola”. A meros 100 km para Sul é ténis, aqui já é sapatilhas; ou então, “alhinho jogador ou jogar ao alho” e, aqui, é “cá vai alho”, apesar de nos mandarmos todos para as costas uns dos outros à mesma. E, se aqui é menino ou mulher, na Brandoa é chavalo, chavala, chabeco, e se chamar “ó mulher” a alguém…bem pode ser que se entorne o caldo de vez.

Aprender e viver estas coisas, palavras e atitudes, é como começar a ter chave de casa e saber abrir a porta do nosso lar.

Ainda me perco em Alcobaça. Ele é cabeço disto, cabeço daquilo. E sem o GPS interior dos Alcobacenses, às vezes fico confuso. Mas, ainda há quem me dê algum do seu tempo para me meter no caminho certo.

AD Footer

Artigos Relacionados

João Traquina termina carreira aos 36 anos

Aos 36 anos, o alcobacense João Traquina anunciou o fim da carreira, através de uma nota publicada nas...

Contestadas “telas plásticas” colocadas no Baça e no Alcoa

A Câmara de Alcobaça procedeu à limpeza das margens dos rios Alcoa e Baça no decorrer do ano...

Vida renovada

No século IV d.C. a Igreja Católica estabeleceu que a Páscoa seria comemorada no primeiro domingo após o...

Maria Cecília Louraço evoca passagem do tempo em “Memória da Pedra”

Depois de ter dado a conhecer no Baú das Memórias, no passado verão, a exposição sensorial “A praia...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!