Sábado, Agosto 30, 2025
Sábado, Agosto 30, 2025

A irmã do meio

Data:

Partilhar artigo:

Foi notório o ano passado, e a intensidade não diminuiu em 2025, que Alcobaça, através da sua edilidade, está a arregaçar as mangas. Benditos ciclos eleitorais, digo eu, tentando com que a política não manche em demasia os meus textos. Até, porque a mim, nesta altura do campeonato, interessam-me mais os fins que os meios. O mundo joga connosco, e nós temos de corresponder ou morrer de estúpidos.

A inauguração do Panorama, a pintura e arranjo das estradas e parqueamentos urbanos, trabalhos no rio, e o apoio continuado (e mais que merecido) ao Armazém das Artes, são alguns exemplos positivos. Com certeza que não se conseguirão satisfazer todas as necessidades e alimentar todas as bocas, mas são iniciativas destas que, talvez e assim o espero, contribuam para a solução do problema evidente da nossa cidade: ter-se tornado a irmã do meio da Nazaré e das Caldas, localidades que competem diretamente connosco na região Oeste.

Basta ir à rua ou tomar um café ao rossio, e abrir os olhos e os ouvidos para perceber que os turistas que vêm ao Mosteiro, quando muito vão fazer xixi à Ala Sul, mas estão, na verdade sempre numa rotação que provém de ir rezar Fátima (que “só” tem mesmo uma mais-valia, o culto mariano) e ala para a Nazaré ver as ondas e comer marisco à beira-mar.

Região de Cister - Assine já!

Alcobaça isolou-se. Faltam transportes, estamos dependentes do carro e reféns das portagens da A8, e os mais novos da boleia dos pais para verem algum mundo para além do YourSpace ou Burger King. Apesar de todos os avanços, falta programação cultural contínua e investimento em coisas que tragam pessoas a Alcobaça, fora da temporada das festas. Falta fazer neste campo, o que o Montebelo fez pela hotelaria. Tarda a ciclovia numa terra de ciclistas e, acima de tudo, falta incentivar o setor imobiliário e reduzir mais o IMI para fixar e aliciar mais habitantes para a cidade.

Porque Alcobaça tem tudo, mas terá um plano? Esperemos que sim e que o possamos juntos executar e descobrir.

AD Footer

Artigos Relacionados

Hóquei: Turquelense Santiago Honório festeja título europeu por Portugal

O turquelense Santiago Honório (Sporting) ajudou a Seleção Nacional de sub-19 a sagrar-se, na noite deste sábado, tricampeã...

Festas de São Pedro atraíram cerca de 400 mil visitantes

As tradicionais Festas de São Pedro na vila de Porto de Mós, que este ano decorreram entre os...

Beneclima aposta em ares condicionados e eletricidade

A Beneclima está sediada, tal como o nome antecipa, na Benedita e acumula cerca de 20 anos de...

Elogio do elogio

Então não será mais agradável dizer de alguém que “está bonito”, “escreveu bem” ou “teve coragem” do que...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!