Sexta-feira, Março 13, 2026
Sexta-feira, Março 13, 2026

Todos os caminhos vão dar ao vírus

Data:

Partilhar artigo:

Domingo de quarentena, o primeiro do estado declarado de emergência. Da minha janela vejo a Avenida dos Combatentes “invadida” por pessoas a correr, a andar de bicicleta, a passear, a ir buscar frango assado ao Rei dos Frangos, de porta aberta, num corre-corre que, confesso, não esperava num Domingo assim.

Segunda-Feira: saio de manhã para fazer umas compras rápidas. Demoro-me dez minutos, observo as regras de higiene e distância social, uso o carro apesar da curta distância do lugar e volto para casa. Evito as grandes superfícies e os seus constrangimentos, temos escolha em Alcobaça. No entanto, na Rua João de Deus Pinheiro, vários septuagenários apanham Sol e metem a “escrita” em dia.

No contexto actual de declaração de emergência nacional, no teor das declarações oficiais e das mensagens repetidas pela comunicação social há um apelo para nos movimentarmos, em particular a classe de risco acima dos 65 anos, apenas para fazer o estritamente necessário.

Região de Cister - Assine já!

Algumas perguntas: É essencial darmos uma volta grande e parar a falar com os amigos? Os cães demoram mesmo uma hora a fazer as necessidades. Faz sentido um “largo passeio” em vez de uma saída rápida? Temos mesmo de manter os hábitos dos grelhados ao Domingo? Vamos mesmo trocar a saúde pública pela comodidade?

Viver em Alcobaça tem a vantagem de sermos uma cidade pequena, com poucos habitantes, mas vários serviços e alternativas, campo, bons produtos. Temos, no entanto, uma população envelhecida que parece não ter entendido ainda a clareza das instruções e desafia teimosamente o perigo. Nós, os mais novos, que cuidamos deles, que pagamos activamente impostos para as suas reformas, que os respeitamos, esperávamos mais.

Uma última nota pessoal para agradecer ao staff, às senhoras do supermercado SPAR na Rua João de Deus Pinheiro, pela simpatia, coragem e sangue frio com que tem atendido os seus clientes, gerido o medo e proporcionado a qualidade de sempre em segurança.

AD Footer
Artigo anterior
Próximo artigo

Artigos Relacionados

Helena Rodrigues: atleta de alta competição soma prémios nacionais e internacionais

Acordar às cinco e meia da manhã. Todos os dias. Sem exceção. Antes das sete já está no...

Alunos do 1.º ciclo descobrem instrumentos na Academia de Música de Alcobaça

O Município de Alcobaça está a promover o contacto de alunos do 1.º ciclo com a música através...

‘Incel’: alunos de informática alertam para bullying online

Os alunos do 1.º e 2.º ano do curso Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (TGPSI)...

Bairro Comercial Digital de Alcobaça dá primeiros passos

O projeto dos Bairros Comerciais Digitais de Alcobaça entrou numa nova fase de desenvolvimento e começa agora a...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!