Sexta-feira, Junho 14, 2024
Sexta-feira, Junho 14, 2024

Uma história de Tiagos e de milagres

Data:

Partilhar artigo:

Encontramo-nos nos casamentos, nos batizados e, infelizmente, nos funerais. Fora isso, só ocasionalmente nos reunimos, à exceção dos encontros na Quinta da Murteira, que sempre foram organizados em celebração do aniversário do avô Tiago.

Susana Santos

O meu avô Tiago era hipocondríaco. Não tanto como a minha filha, que entra em pânico sempre que é mordida por um mosquito, mas ainda assim, anunciava que ia morrer sempre que se constipava. Um dia, passando por uma típica gripe de inverno que o fez convencer-se de que era o fim, decidiu fazer uma promessa a Nossa Senhora de Fátima. Até aqui tudo parece encaixar numa história comum, de gente comum. Sucede que neste caso o meu avô Tiago decidiu prometer que, caso ficasse curado, no fim do inverno iria a Fátima acompanhado dos seus filhos e netos. Isto é, decidiu prometer por nós!

Quando a notícia se espalhou pela família, rimo-nos todos. Não somos gente de muitas palavras, os Tiagos. Encontramo-nos nos casamentos, nos batizados e, infelizmente, nos funerais. Fora isso, só ocasionalmente nos reunimos, à exceção dos encontros na Quinta da Murteira, que sempre foram organizados em celebração do aniversário do avô Tiago.

Ora, naturalmente desconfiado da devoção da sua prole, o avô Tiago decidiu enviar nova mensagem, prometendo um piquenique de Leitão a quem o ajudasse a agradecer a miraculosa cura e a cumprir a sua promessa. Rimo-nos novamente, mas voltámos a não combinar nada.

Região de Cister - Assine já!

Porém, no dia e hora marcados, lá estávamos todos em Fátima. Filhos, netos e bisnetos, mais de 30 Tiagos, primeiro à volta do avô na Cova de Iria e depois, já no pinhal, à volta do Leitão. Lembro-me tão bem das nossas caras de espanto e de gratidão à medida que cada filho, neto e bisneto ia aparecendo no recinto. Lembro-me que falámos pouco e rimos muito. Lembro-me de pensar que nada do que disséssemos acrescentaria o que fosse ao que estávamos a sentir.

Estivemos todos a cumprir a promessa do avô. Só tenho pena de nunca lhe termos dito que não fomos lá nem pelo leitão, nem pela promessa, mas por via de um outro milagre chamado amor.

AD Footer

Artigos Relacionados

GNR apreende 334 artigos contrafeitos em São Martinho do Porto

O Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de São Martinho do Porto apreendeu, esta quinta-feira, em São...

Reportagem do REGIÃO DE CISTER ganha prémio nacional

A reportagem “Tornaram-se autênticos heróis na arte de cuidar dos (seus) heróis”, da autoria do jornalista Rafael Raimundo,...

Menopausa

A negligência na nossa vida reprodutiva, que já agora, só é valorizada quando podemos ter filhos, é uma...

Nazareno Miguel Vieira é bicampeão nacional pelo Benfica

O Benfica sagrou-se bicampeão nacional de sub-15, no passado domingo, depois de vencer o Marítimo (2-1) e assegurar...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!