Segunda-feira, Maio 6, 2024
Segunda-feira, Maio 6, 2024

Que regressem as festas

Data:

Partilhar artigo:

Creio que nunca, como este ano, senti tanta vontade de festejar nem nunca tinha percebido nos outros esta imensa vontade de conviver, dançar, agradecer, sorrir e partilhar a mesa, mesmo se a mesa estiver ocupada por desconhecidos.

Susana Santos

No solstício de Verão, comemoramos o regresso do bom tempo, o amadurecimento, a luz dos dias grandes. A tradição cristã, que enformou uma boa parte da nossa cultura ocidental, inscreveu, à volta desta data, a celebração de muitos dos seus Santos. À glória de Santo António, São João, São Pedro, São Bernardo e tantos outros consagrados da Igreja, arranjamos pretexto para iluminarmos as ruas, armarmos barracas de farturas e atearmos as brasas onde irão pingar a sardinha, o frango e as febras.

Creio que nunca, como este ano, senti tanta vontade de festejar nem nunca tinha percebido nos outros esta imensa vontade de conviver, dançar, agradecer, sorrir e partilhar a mesa, mesmo se a mesa estiver ocupada por desconhecidos.

Talvez a razão esteja relacionada com os últimos dois anos, durante os quais uma parte substancial da nossa humanidade nos foi amputada à força. Disseram-nos para nos isolarmos quando, na verdade, a nossa natureza é gregária, social e, espero eu, livre.

Região de Cister - Assine Já!

Ainda há dias, em São Martinho do Porto, foi comovente ver passar no meio do arraial montado junto à praia, a procissão de Santo António, acompanhada pela excepcional banda da Maiorga. Sem que fosse preciso nenhum sinal, da algazarra nasceu um silêncio respeitoso, para que se ouvisse apenas o compasso da banda que seguia o Santo. E nos olhares dos que permaneceram no arraial e que rapidamente voltaram à farra, creio ter vislumbrado um qualquer sinal de gratidão por este regresso da festa, das pessoas, da vida.

Esta semana é a vez de Porto de Mós celebrar o São Pedro, que se quer de arromba e daqui a umas semanas Alcobaça promete o melhor São Bernardo de sempre.

Vivam os santos e as oportunidades que sabemos criar para, em conjunto, festejar a passagem do tempo, que é onde se venera e percebe a vida!

AD Footer

Artigos Relacionados

Futebol: Ricardo Esgaio festeja título nacional pelo Sporting

O nazareno Ricardo Esgaio festejou, este domingo, o título nacional pelo Sporting. Os leões fizeram a festa depois de...

Câmara de Alcobaça quer reclassificar monumento na Cela Velha

A Câmara de Alcobaça pretende reclassificar como monumento nacional a escultura edificada por José Aurélio, na Cela Velha,...

Venda de lotes na ALEB deverá começar a partir de setembro

A obra de construção da Área de Localização Empresarial da Benedita (ALEB) deverá ficar concluída ainda durante este...

Museu das Máquinas Falantes inaugurado em Alcobaça

Foi com pompa e circunstância que o Museu das Máquinas Falantes, em Alcobaça, foi inaugurado, na passada quinta-feira....

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!